Análise - Entendendo as Formações Táticas - Parte 1

O esquema tático deve ser escolhido de acordo com seus jogadores, com o adversário, situação no campeonato etc.
Abaixo, descrevo as principais características dos sistemas. Nem todas as variações possíveis estão listadas aqui, você pode por exemplo variar uma tática colocando um lateral mais ofensivo, ou recuando um atacante etc.
4-4-2 (Tática Defensiva ou Ofensiva)
É á tática predominante no futebol mundial e nos times do jogo. Se caracteriza por uma forte defesa, um meio campo que pode ser tanto mais defensivo como ofensivo, e 2 jogadores no ataque que muita vezes ajudam na marcação. A formação do 4-4-2 defensivo pode ser conseguida escalando 3 volantes, enquanto a ofensiva com 2 ou até 3 meias ofensivos.
A formação ideal é:
4-4-2 defensivo:
Defesa com 2 laterais e 2 zagueiros. Meio campo: 3 volantes e 1 meia ofensivos + 2 atacantes.
4-4-2 ofensivo:
Defesa com 2 laterais e 2 zagueiros. Meio campo: 1 ou 2 volantes e 1 ou 2 meias ofensivos + 2 atacantes.
4-3-3 (Tática ofensiva)
O 4-3-3 até a década de 80 era a tática mais utilizada no mundo, depois perdeu espaço pra tática mais defensiva que é o 4-4-2.
O 4-3-3- é recomendado contra times mais fracos, ou mesmo contra times que jogam no 4-4-2 e tem meio de campo fraco.
A formação ideal do 4-3-3 é:
Defesa com 2 laterais e 2 zagueiros. Meio campo: 1 volante e 2 meia ofensivos + 3 atacantes.
3-5-2 (Tática ofensiva)
Uma tática mais moderna e que tem como característica um forte meio campo e explorar o forte apoio dos laterais avançados (alas) ao ataque. No 3-5-2 os laterais exercem a função de ala. É uma tática muito efetiva contra o 4-3-3 ou mesmo contra o 4-4-2. Uma debilidade é que times com uma forte defesa e que jogam bem no contra-ataque podem pegar uma defesa desprotegida.
A formação ideal do 3-5-2 é:
Defesa com 3 zagueiros (um jogando como líbero que é o zagueiro que fica “na sobra”), 2 alas, 1 ou 2 volantes e 1 ou 2 meia ofensivo + 2 atacantes.
Postar um comentário